21/02/2024 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em conjunto com o Tribunal de Justiça do Estado (TJSP) e as Secretarias da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), da Agricultura e Abastecimento, e do Turismo e Viagens, iniciou hoje (21/2), a primeira de uma série ações, com os servidores dos órgãos, para arrecadar bolsas de sangues para a Fundação Pró-Sangue.

Entre os parceiros, o Tribunal de Justiça foi o primeiro órgão a receber a estrutura e equipes técnicas para a coleta. A coleta ocorreu no Salão dos ‘Passos Perdidos’ do Palácio da Justiça, sede do Judiciário paulista, na Sé, das 8h30 às 15h00. Ao final da ação, houve a presença de 91 doadores, totalizando 71 bolsas de sangue.

A exemplo de anos anteriores, para esta edição da campanha, a Fundação Pró-Sangue disponibilizou toda a estrutura logística necessária para a coleta - cadeiras, equipamentos e equipe formada por médicos, enfermeiros e auxiliares das áreas técnica e administrativa.

No Tribunal de Contas, a ação acontecerá no dia 21 de maio.

. Orientações

Entre os requisitos para doação de sangue estão: ter idade entre 16 e 69 anos; pesar, no mínimo, 50 kg; estar em boas condições de saúde; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; estar bem alimentado, tendo evitado comida gordurosa nas 4 horas anteriores à doação, e apresentar documento original com foto recente.

As doações podem ser feitas, a qualquer momento, nos postos fixos da Fundação Pró-Sangue. Para tanto, é preciso realizar agendamento prévio pelo site da instituição (www.prosangue.sp.gov.br). Mais informações sobre requisitos e impedimentos para doar sangue podem ser obtidas pelos telefones (11) 4573-7800 e (11) 99152-7653 (WhatsApp).